EB de Castelões participa no 1º Encontro Concelhio das Eco Escolas
Os alunos do 4º ano da EB de Castelões aceitaram o convite do Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e participaram no 1º Encontro Concelhio das Eco Escolas que se realizou na Quinta Pedagógica de Bairro, no dia 21 de março.
Nesse Dia da Árvore, as 21 crianças finalistas de Castelões juntaram-se a mais 1500 crianças de todo o concelho e divertiram-se enquanto aprendiam a cuidar do ambiente, através de atividades desportivas, culturais e lúdicas.
“Fizemos o jogo dos copos. Cada copo tinha a imagem de uma planta ou de um animal e tínhamos de os organizar para formar uma cadeia alimentar”, explicou Mara Guedes. Para Sofia Santos, construir um postal com materiais naturais recolhidos na Casa de Camilo foi a tarefa mais interessante. “Tínhamos paus, folhas, flores e usávamos essas coisas para decorar o trabalho manual”.
A atividade dos sentidos também causou furor. Os meninos tinham de adivinhar o nome das ervas aromáticas através do paladar e do olfato. “Eu adivinhei o cebolinho”, disse, entusiasmada, Rafaela Carvalho.
A corrida de obstáculos que fez suar e sujar a roupa de toda a gente e a aula de zumba puseram todos a mexer, uma vez que o objetivo da organização era que esse dia fosse de festa, animação, mas também saudável e sustentável.
Igualmente na memória dos mais novos ficou a visita aos animais da quinta: porcos, vacas, ovelhas, cabras, galinhas, perus e um burro.
Pedia-se que os alunos levassem um almoço saudável para que pudessem fazer um picnic no bosque da quinta. A água estava disponível nos bebedouros e os lanches foram oferecidos pela Câmara.


