“Dormir com os livros” – EB de Riba de Ave

98
0

Esta atividade realiza-se no âmbito do Serviço Educativo e Cultural da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no Polo da Biblioteca de Riba de Ave.
A biblioteca, como parceira coadjuvante no processo de aprendizagem, destina esta atividade de cariz lúdico-pedagógica aos finalistas do 1.º ciclo, assumindo-se como um veículo promotor da leitura e de gosto pelo livro.
Este acantonamento é um dos momentos que permite fortalecer os laços criados ao longo destes anos, no âmbito do Serviço Educativo e Cultural que os alunos foram participando.
Estes alunos estão a terminar a etapa do primeiro ciclo, que se despedem da escola, no entanto a biblioteca segue com eles nas etapas seguintes. É importante reforçar que através desta experiência, as crianças saibam que a biblioteca, sendo um espaço público, um espaço que lhes oferece múltiplas experiências, as quais perdurarão para o resto da vida.
Nesta edição participou um grupo de finalistas do 4ºano da EB de Riba de Ave, nos dias 23 e 24 de maio de 2025.
O programa foi vasto: iniciou-se com uma apresentação de livro: “O ouriço violinista” de Joana Nogueira, em que os familiares das crianças também assistiram. De seguida, as crianças em competição, entre três equipas: os Camilinhos, os Narcisinhos e os Livrinhos, enfrentaram uma caça ao tesouro – “À descoberta da biblioteca”, que consistia em desvendar 5 enigmas. As respostas e as pistas estavam escondidas pelos recantos, estantes e livros da biblioteca, até conseguirem encontrar o “tesouro” – um livro apelativo sobre a proteção do planeta Terra.
A noite prometia e mesmo resistindo ao cansaço, os participantes em grupos foram experienciando os jogos e a oficina de plástica. Uns aguçaram a criatividade plástica numa oficina de ilustração intitulada – “Os óculos de Camilo”, num registo plástico em óculos alusivos à comemoração do Bicentenário de Camilo Castelo Branco. Os outros grupos jogaram “O Jogo da Glória dos 200 anos de Camilo” e ao “Jogo da Memória dos ODS”.
Já a lua bocejava, as estrelas dormiam, quando os meninos e meninas foram dormir com os livros, acompanhados por um livro. Pela alvorada, acordaram ao som do folhear das páginas dos livros e de música e ainda degustaram de um bom pequeno-almoço partilhado com poemas.