A sustentabilidade do café – Jovens Repórteres do Ambiente, EB Terras do Ave

Os Jovens Repórteres do Ambiente, da EB Terras do Ave, para perceberem os impactos do consumo do café e como este se ajustou às alterações ao longo dos tempos, entrevistaram o dono de um dos cafés da área de influência da Escola, o Café Riera, que há quem diga que fica em Pedome e outros que afirmam que fica em Santa Maria de Oliveira. Será na fronteira.  
O senhor Joaquim Machado fundou o Café Riera num dia 10 de junho, e lá trabalha com café desde há 60 anos.
A venda neste café tradicional tem diminuído, porque agora há muitos cafés. Quando abriu era o único na região. Sempre vendeu café Delta e vendia muito café. Estava sempre cheio de pessoas e famílias. 
Com o passar do tempo o café Riera passou a ser o lugar onde se falava de futebol, uma vez que o Senhor Joaquim Machado foi jogador e treinador de futebol. No Riera o café e o futebol andaram sempre juntos. Como só aqui se vendia café para consumo, o Padre da terra pedia as suas borras para fertilizar e adubar as árvores e as terras.
A origem do nome do café deve-se ao facto de na época “Riera” ser o nome do treinador de uma equipa portuguesa muito conhecida, o Benfica.
Webmedia

———————————————————————

Para ler mais clicar em: Read More

Agrupamento de Escolas Terras do Ave

Localização

Horário

Agrupamento de Escolas Terras do Ave © 2023