Sobre o ERASMUS+
O Erasmus+ é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
A mobilidade Erasmus+ tem efeitos positivos no desenvolvimento educativo, social, pessoal e profissional, na medida em que reforça os conhecimentos, as competências e as atitudes, melhora a empregabilidade, contribui para o reforço da confiança e da independência, estimula a curiosidade e a inovação, favorece a compreensão do próximo/pares e cria um sentimento de pertença à Europa. O investimento em projetos de cooperação e em atividades de elaboração de políticas que permitam às organizações adquirir experiência no domínio da cooperação internacional, reforça as suas capacidades, produz abordagens inovadoras, estimula a partilha de boas práticas e o estabelecimento de redes. Graças a estas ações, o Erasmus+ desempenhará um papel importante no reforço da resiliência e no apoio à recuperação e à inovação nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto.
O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.
Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, desenvolve a dimensão europeia do desporto.
OBJETIVOS:
- Promover oportunidades de aprendizagem no estrangeiro para indivíduos, dentro e fora da EU;
- Incrementar a inclusão social e bem-estar dos jovens;
- Desenvolver competências básicas e transversais:
- Empreendedorismo;
- competências digitais;
- multilinguismo.
- Fomentar a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade;
- Possibilitar a aquisição de pedagogias inovadoras.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PARTICIPANTES:
Notas:
i) A participação nas mobilidades e projetos, implica inscrição prévia dos intessados através dos fomulários disponibilizados. No caso dos alunos, estes devem inscrever-se através do formulário: https://forms.gle/c6LrdPadqbQ4sqPv5. Aos professores, técnicos e colaboradores será enviada uma ligação via email para que procedam à sua inscrição.
ii) A participação dos alunos nas atividades dos projetos é um critérios mais valorizados. Os alunos que pretendam participar nas mesmas devem consultar o site Erasmus+ do AE Terras do Ave (https://aeterrasave.net/erasmus/) e contactar o(s) coordenador(es) dos projetos que se encontram em funcionamento;
iii) A constituição dos grupos de alunos para as mobilidades será da responsabilidade do Coordenador de cada projeto e da Equipa Erasmus+ que, para além dos critérios abaixo referidos, terão em conta a dinâmica de grupo.
iv) A eventual desistência, sem motivos devidamente justificados, da participação de alunos numa mobilidade acarreta um custo de 100 euros para fazer face a nova marcação de viagens de avião.
> Mobilidade para alunos :
- Manifestação de interesse em participar nos projetos Erasmus+ (preenchimento do formulário);
- Participação nas atividades dos projetos Erasmus+ – é dada preferência aos que participem no Clube Erasmus+;
- Capacidade de trabalhar colaborativamente, iniciativa e autonomia;
- Motivação para participar numa mobilidade e adaptação à mudança;
- Condição sócio-económica (escalão atribuído).
- Apoio nas mobilidades internas (colaboração em trabalhos/workshops a serem dinamizados, acompanhamento de comitivas).
- Disponibilidade para partilhar experiências nos moldes elencados no Guia de Partilha de Experiências e Aprendizagens Desenvolvidas no Âmbito da Participação em Projetos Erasmus+.
> Mobilidade de professores, técnicos e colaboradores:
Os candidatos à participação em projetos Erasmus+ KA1 terão de cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos/critérios de elegibilidade:
a) Preenchimento online do formulário de candidatura;
b) Disponibilidade para dinamizar workshops e eventos de disseminação das aprendizagens e competências adquiridas;
c) Compreender e comunicar em inglês como utilizador independente;
d) Pertinência da formação para o desenvolvimento profissional dos docentes;
e) Revelar interesse em participar em projetos internacionais;
f) Capacidade de dinamização de equipas pedagógicas/ projetos da escola;
g) Demonstrar uma atitude pró-ativa, responsável e coerente ao nível das dinâmicas escolares.